Entra ai !!!!!

Seja bem vindo ao blog da turma de moda da universidade Uniban

segunda-feira, 5 de julho de 2010

O que é um consultor de moda!



O consultor de moda é o profissional que tem conhecimento de todas as tendências de moda lançadas nos principais pólos industriais do mundo. Com isso, está apto a orientar e dar uma consultoria em termos de moda, cores, estilo, tecidos, silhuetas, etc. A consultoria de moda pode ser pessoal ou voltada à sua imagem profissional. Na pessoal, o cliente terá segurança para se vestir de um modo que realmente expresse quem ele é, de acordo com seu estilo e personalidade. No caso da imagem profissional, a consultoria será para que a aparência esteja sempre adequada ao seu ambiente de trabalho e objetivos profissionais.


Quais as características necessárias para ser um consultor de moda?

Dever estar sempre atualizado com as tendências da indústria têxtil mundial, lendo as principais revistas nacionais e internacionais de moda, assistir um canal on-line com os principais centros de moda, tais como Paris, Milão, Nova York e Tókio. Além disso, outras características interessantes são:

boa apresentação

habilidade para lidar com pessoas

capacidade de persuasão/convencimento

responsabilidade

capacidade de organização

criatividade

ser pesquisador

ter habilidades manuais

ser conhecedor da história da arte

conhecimento da anatomia humana

honestidade

paciência

Qual a formação necessária para ser um consultor de moda?

Para ser um consultor de moda o profissional deve ter diploma em curso de graduação em moda, para obter uma base de como é a indústria têxtil, com os seus vários segmentos, tais como: Tecelagem, confecção, estamparia e toda a produção, e principalmente a distribuição dos produtos produzidos. Além disso, hoje em dia quem quiser atuar no mercado de Imagem Corporativa, as empresas exigem e valorizam o diploma. Após o término dos cursos superiores, o profissional pode fazer um curso de especialização ou uma pós-graduação em negócios de moda e marketing, por exemplo.

Principais atividades

selecionar os produtos a serem vendidos, ou ter o catálogo de produtos

divulgar uma marca

elaborar estratégias de vendas

pesquisar o mercado

apresentar o produto aos clientes

apresentar o produto com gama de cores e tecidos

fazer pedidos via internet ou através de encomenda

elaborar um mostruário com catálogo amplo

entregar os pedidos, garantindo a satisfação do cliente

Áreas de atuação e especialidades

O consultor de moda pode atuar nas seguintes áreas:

empresas: em empresas de qualquer área, esse profissional trabalha com a "repaginação" de funcionários, dá palestras sobre moda e tendências que agradam e atraem clientes e funcionários e até pode criar e desenvolver de uniformes exclusivos

pessoa física: o cliente receberá orientação do que é mais adequado ao seu biótipo, ganhando segurança para vestir-se de um modo que realmente expresse quem ele é, de acordo com seu estilo e personalidade

agências publicitárias e de modelos

produtoras de moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário