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segunda-feira, 5 de julho de 2010
O que é um consultor de moda!
O consultor de moda é o profissional que tem conhecimento de todas as tendências de moda lançadas nos principais pólos industriais do mundo. Com isso, está apto a orientar e dar uma consultoria em termos de moda, cores, estilo, tecidos, silhuetas, etc. A consultoria de moda pode ser pessoal ou voltada à sua imagem profissional. Na pessoal, o cliente terá segurança para se vestir de um modo que realmente expresse quem ele é, de acordo com seu estilo e personalidade. No caso da imagem profissional, a consultoria será para que a aparência esteja sempre adequada ao seu ambiente de trabalho e objetivos profissionais.
Quais as características necessárias para ser um consultor de moda?
Dever estar sempre atualizado com as tendências da indústria têxtil mundial, lendo as principais revistas nacionais e internacionais de moda, assistir um canal on-line com os principais centros de moda, tais como Paris, Milão, Nova York e Tókio. Além disso, outras características interessantes são:
boa apresentação
habilidade para lidar com pessoas
capacidade de persuasão/convencimento
responsabilidade
capacidade de organização
criatividade
ser pesquisador
ter habilidades manuais
ser conhecedor da história da arte
conhecimento da anatomia humana
honestidade
paciência
Qual a formação necessária para ser um consultor de moda?
Para ser um consultor de moda o profissional deve ter diploma em curso de graduação em moda, para obter uma base de como é a indústria têxtil, com os seus vários segmentos, tais como: Tecelagem, confecção, estamparia e toda a produção, e principalmente a distribuição dos produtos produzidos. Além disso, hoje em dia quem quiser atuar no mercado de Imagem Corporativa, as empresas exigem e valorizam o diploma. Após o término dos cursos superiores, o profissional pode fazer um curso de especialização ou uma pós-graduação em negócios de moda e marketing, por exemplo.
Principais atividades
selecionar os produtos a serem vendidos, ou ter o catálogo de produtos
divulgar uma marca
elaborar estratégias de vendas
pesquisar o mercado
apresentar o produto aos clientes
apresentar o produto com gama de cores e tecidos
fazer pedidos via internet ou através de encomenda
elaborar um mostruário com catálogo amplo
entregar os pedidos, garantindo a satisfação do cliente
Áreas de atuação e especialidades
O consultor de moda pode atuar nas seguintes áreas:
empresas: em empresas de qualquer área, esse profissional trabalha com a "repaginação" de funcionários, dá palestras sobre moda e tendências que agradam e atraem clientes e funcionários e até pode criar e desenvolver de uniformes exclusivos
pessoa física: o cliente receberá orientação do que é mais adequado ao seu biótipo, ganhando segurança para vestir-se de um modo que realmente expresse quem ele é, de acordo com seu estilo e personalidade
agências publicitárias e de modelos
produtoras de moda
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